Tecnologia do Blogger.
RSS

*

Álbum

Danças Tipicas [folcloricas]

Carimbó (PA) - dança de roda formada por homens e mulheres, com solista no centro que baila com requebros, trejeitos, passos miúdos arrastados e ligeiros. O apogeu da apresentação é quando a dançarina, usando amplas saias, consegue cobrir algum dançador, volteando amplamente a veste. Este gesto provoca hilaridade entre todos. Caso jogue a saia e não cubra o parceiro, é imediatamente substituída. O nome da dança deriva de um dos instrumentos acompanhantes, um tambor de origem africana.

Fonte:http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-brasileiras/

Aluna : Geni Pereira da Silva
Anápolis, 03 de junho de 2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Danças típicas do Brasil

Cada regiao brasileira possui uma caracteristica só dela.
2*Atualmente as danças típicas mais conhecidas são:

Na Região Sul-
Temos as danças típicas conhecidas como congada, chula,
Chimarrita, fandango
Na Região Sudeste
podemos destacar as danças típicas: fandango, o batuque, a folia de reis
A região Centro-Oeste
podemos destacar a congada, a folia de reis
Na Região Nordeste
Podemos destacar as danças típicas: frevo, o bumba-meu-boi, o maracatu, as cirandas, o baião
Na Região Norte
O carimbó, Obaluaiê e a ciranda são algumas das danças típicas da região.

Mas as festas juninas, trazidas pelos portugueses, alcançaram maior brilho em todo o Brasil.
Hoje em dia, podemos dar importancia a algumas danças mais comtemporaneas mas que nao sao tipicas: samba, frevo, gafieira, merengue, lambada, capoeira, forro.

A importancia da dança típica no Brasil procura ainda manter vivos os costumes de cada regiao, aproximando as regioes e fazendo-se conhecer um pouco de cada povo ali existente.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080606211611AAeeGZg

Postado por  Ivone Carneiro Ferreira   Anápolis, 03 de junho de2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

dança tipica da argentina

 Tango

Influências européias permeiam a arte, a arquitetura e o estilo de vida dos argentinos. Porém, no campo da literatura predomina uma mistura cultural que deu origem a autores de estatura internacional como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Ernesto Sábato, Manuel Puig e Osvaldo Soriano.
A Argentina é um importante pólo cultural, com seus inúmeros museus e galerias de arte, além de sua vigorosa comunidade teatral. O cinema argentino também alcançou estatura internacional e foi bastante usado como um veículo para exorcizar os horrores da Guerra Suja.

Convivem no país dois gêneros musicais típicos, como representantes de duas regiões diferentes: o tango, mais representativo de Buenos Aires que do resto do país, é o símbolo musical dos argentinos no exterior. Hoje em dia é uma música de culto que tem fiéis seguidores, embora não seja escutada habitualmente pelo grande público. O folclore é mais representativo do interior do país e tem como principais expoentes Mercedes Sosa, Horacio Guarany, Los Nocheros, Soledad, entre outros. O quarteto e a cumbia , originarios da província de Córdoba, começaram a ocupar um espaço dentro da música nacional.
Fora do âmbito dos gêneros tradicionais, encontramos o rock e o pop portenhos, representado pelos já emblemáticos Charly García, Luis Alberto Spinetta, Fito Páez e também por Gustavo Ceratti (ex Soda Stereo), Diego Torres, entre outros.


http://www.mibuenosairesquerido.com/Argentina3.htm

Takako Takahashi  

3 de junho de 2011  

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Danças tipicas brasileiras

O maracatu
Nasceu em Recife sendo inicialmente um cortejo para louvar Nossa Senhora dos Negros. Os diversos grupos eram liderados por estandartes apresentando figuras de animais. Essa representação deve estar ligada à origem totêmica de tribos africanas, sendo sua origem sudanesa.









Fonte:http://www.klickescolas.com.br/KEP/Ciber/Revista/KEP_Revista_Final/1,4761,542-10092,00.html

Vanderlina

03 de junho de 2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

danças Folcloricas Brasileiras

Boi-Bumbá

Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as regiões do nosso país, com diferentes nomes e interpretações. Este auto relata a história de um casal de negros retirantes que robou uma novilha de predileção de uma fazenda, a matou e a repartiu com os outros negros. O fazendeiro, dono do boi, ficou tão desolado que mandou chamar um índio feiticeiro para que, na sua presença, com algumas palavras sagradas, o fizesse ressuscitar.
Boi-Bumbá, Bumba-meu-Boi, Boi-de-Reis, Bumba-Boi, Boi-Surubi, Boi-Calemba ou Boi-de-Mamão, são nomes dados a essa manifestação que tem na figura do boi o personagem central, representado por uma cabeça de boi empalhada, ou modelada, e de corpo feito de papel ou de pano colorido e muito enfeitado. A dramatização é feita geralmente nas praças públicas, onde começam fazendo uma louvação religiosa. Ao som de cantigas entoadas por cantadores do conjunto musical que os acompanham, entremeiam-se pequenos quadros em que os atores representam suas preocupações cotidianas, sendo que no final o boi sempre ressuscita e sai dançando no meio de todos.
ttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/festas-populares-do-brasil-3.php
Postado por Lycia  
Anápolis,03 de Junho de 2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Danças tipicas brasileras

QUADRILHA 

A festa junina é uma festa tipicamente realizada no mês de junho, por isso muitos falam que o nome veio decorrente ao nome do mês. Porém outros falam que pela origem da festa ser católica e seria para homenagear São João, o nome a principio seria era chamada de Festa Joanina, e com o tempo se readaptando também com o nome do mês, Junho.

Historiadores e pesquisadores dizem que as festividades juninas foram trazidas para o Brasil durante o período colonial pelos portugueses. O Brasil sofria grande influencia de culturas diferentes com características marcantes dos portugueses e espanhóis com as tradicionais danças de fitas vindas da península Ibérica, dos chineses com os fogos de artifício e dos franceses com as danças tradicionais dos nobres, o que influenciou no Brasil as famosas quadrilhas juninas. Com o passar dos anos todas essas tradições se misturaram as tradições indígenas, afro-brasileiras e se adaptaram em cada região do Pais.

As festas juninas são bastante conhecidas também pela sua culinária, ou seja, suas comidas típicas. Com a colheita de milho típica para o mês de junho muitas das guloseimas especialmente com esse ingrediente como, por exemplo, cural, pamonha, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho, milho cozido, sorvete de milho, pasteis de milho, entre outros pratos diferentes. Alem disso a festa conta com os alimentos que não são feitos com milho, mas também está em todas as festas juninas como bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, arroz doce, cocada, broa de fubá, batata doce, paçoca, doce de abóbora, pé – de- moleque, vinho quente, quentão, entre outro 
fontes:http://guiadicas.net/maquiagem-para-festa-junina/ 
ALUNA:CAROLINA MARIA MARCONDES DE SOUZA

03 de junho de 2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

daças folcloricas brasileiras

Introdução 
As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Principais danças folclóricas do Brasil

Samba de Roda

Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.

Maracatu

O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).

Frevo

Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

Baião

Ritmo musical, com dança, típico da região nordeste do Brasil. Os instrumentos usados nas músicas de baião são: triângulo, viola, acordeom e flauta doce. A dança ocorre em pares (homem e mulher) com movimentos parecidos com o do forró (dança com corpos colados). O grande representante do baião foi Luiz Gonzaga.

Catira

Também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. Os instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos.

Quadrilha

É uma dança típica da época de festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha) vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai,Cai balão. 
fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dancas_folcloricas.htm
postado  por   josefa  maria 3  de junho  2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS