Tecnologia do Blogger.
RSS

*

Álbum

Danças Tipicas [folcloricas]

Carimbó (PA) - dança de roda formada por homens e mulheres, com solista no centro que baila com requebros, trejeitos, passos miúdos arrastados e ligeiros. O apogeu da apresentação é quando a dançarina, usando amplas saias, consegue cobrir algum dançador, volteando amplamente a veste. Este gesto provoca hilaridade entre todos. Caso jogue a saia e não cubra o parceiro, é imediatamente substituída. O nome da dança deriva de um dos instrumentos acompanhantes, um tambor de origem africana.

Fonte:http://poemia.wordpress.com/2008/08/20/dancas-folcloricas-brasileiras/

Aluna : Geni Pereira da Silva
Anápolis, 03 de junho de 2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Danças típicas do Brasil

Cada regiao brasileira possui uma caracteristica só dela.
2*Atualmente as danças típicas mais conhecidas são:

Na Região Sul-
Temos as danças típicas conhecidas como congada, chula,
Chimarrita, fandango
Na Região Sudeste
podemos destacar as danças típicas: fandango, o batuque, a folia de reis
A região Centro-Oeste
podemos destacar a congada, a folia de reis
Na Região Nordeste
Podemos destacar as danças típicas: frevo, o bumba-meu-boi, o maracatu, as cirandas, o baião
Na Região Norte
O carimbó, Obaluaiê e a ciranda são algumas das danças típicas da região.

Mas as festas juninas, trazidas pelos portugueses, alcançaram maior brilho em todo o Brasil.
Hoje em dia, podemos dar importancia a algumas danças mais comtemporaneas mas que nao sao tipicas: samba, frevo, gafieira, merengue, lambada, capoeira, forro.

A importancia da dança típica no Brasil procura ainda manter vivos os costumes de cada regiao, aproximando as regioes e fazendo-se conhecer um pouco de cada povo ali existente.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080606211611AAeeGZg

Postado por  Ivone Carneiro Ferreira   Anápolis, 03 de junho de2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

dança tipica da argentina

 Tango

Influências européias permeiam a arte, a arquitetura e o estilo de vida dos argentinos. Porém, no campo da literatura predomina uma mistura cultural que deu origem a autores de estatura internacional como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Ernesto Sábato, Manuel Puig e Osvaldo Soriano.
A Argentina é um importante pólo cultural, com seus inúmeros museus e galerias de arte, além de sua vigorosa comunidade teatral. O cinema argentino também alcançou estatura internacional e foi bastante usado como um veículo para exorcizar os horrores da Guerra Suja.

Convivem no país dois gêneros musicais típicos, como representantes de duas regiões diferentes: o tango, mais representativo de Buenos Aires que do resto do país, é o símbolo musical dos argentinos no exterior. Hoje em dia é uma música de culto que tem fiéis seguidores, embora não seja escutada habitualmente pelo grande público. O folclore é mais representativo do interior do país e tem como principais expoentes Mercedes Sosa, Horacio Guarany, Los Nocheros, Soledad, entre outros. O quarteto e a cumbia , originarios da província de Córdoba, começaram a ocupar um espaço dentro da música nacional.
Fora do âmbito dos gêneros tradicionais, encontramos o rock e o pop portenhos, representado pelos já emblemáticos Charly García, Luis Alberto Spinetta, Fito Páez e também por Gustavo Ceratti (ex Soda Stereo), Diego Torres, entre outros.


http://www.mibuenosairesquerido.com/Argentina3.htm

Takako Takahashi  

3 de junho de 2011  

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Danças tipicas brasileiras

O maracatu
Nasceu em Recife sendo inicialmente um cortejo para louvar Nossa Senhora dos Negros. Os diversos grupos eram liderados por estandartes apresentando figuras de animais. Essa representação deve estar ligada à origem totêmica de tribos africanas, sendo sua origem sudanesa.









Fonte:http://www.klickescolas.com.br/KEP/Ciber/Revista/KEP_Revista_Final/1,4761,542-10092,00.html

Vanderlina

03 de junho de 2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

danças Folcloricas Brasileiras

Boi-Bumbá

Uma das principais manifestações brasileiras, que provavelmente surgiu no final do século XVIII, por influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade), e que logo se espalhou por todas as regiões do nosso país, com diferentes nomes e interpretações. Este auto relata a história de um casal de negros retirantes que robou uma novilha de predileção de uma fazenda, a matou e a repartiu com os outros negros. O fazendeiro, dono do boi, ficou tão desolado que mandou chamar um índio feiticeiro para que, na sua presença, com algumas palavras sagradas, o fizesse ressuscitar.
Boi-Bumbá, Bumba-meu-Boi, Boi-de-Reis, Bumba-Boi, Boi-Surubi, Boi-Calemba ou Boi-de-Mamão, são nomes dados a essa manifestação que tem na figura do boi o personagem central, representado por uma cabeça de boi empalhada, ou modelada, e de corpo feito de papel ou de pano colorido e muito enfeitado. A dramatização é feita geralmente nas praças públicas, onde começam fazendo uma louvação religiosa. Ao som de cantigas entoadas por cantadores do conjunto musical que os acompanham, entremeiam-se pequenos quadros em que os atores representam suas preocupações cotidianas, sendo que no final o boi sempre ressuscita e sai dançando no meio de todos.
ttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/festas-populares-do-brasil-3.php
Postado por Lycia  
Anápolis,03 de Junho de 2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Danças tipicas brasileras

QUADRILHA 

A festa junina é uma festa tipicamente realizada no mês de junho, por isso muitos falam que o nome veio decorrente ao nome do mês. Porém outros falam que pela origem da festa ser católica e seria para homenagear São João, o nome a principio seria era chamada de Festa Joanina, e com o tempo se readaptando também com o nome do mês, Junho.

Historiadores e pesquisadores dizem que as festividades juninas foram trazidas para o Brasil durante o período colonial pelos portugueses. O Brasil sofria grande influencia de culturas diferentes com características marcantes dos portugueses e espanhóis com as tradicionais danças de fitas vindas da península Ibérica, dos chineses com os fogos de artifício e dos franceses com as danças tradicionais dos nobres, o que influenciou no Brasil as famosas quadrilhas juninas. Com o passar dos anos todas essas tradições se misturaram as tradições indígenas, afro-brasileiras e se adaptaram em cada região do Pais.

As festas juninas são bastante conhecidas também pela sua culinária, ou seja, suas comidas típicas. Com a colheita de milho típica para o mês de junho muitas das guloseimas especialmente com esse ingrediente como, por exemplo, cural, pamonha, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho, milho cozido, sorvete de milho, pasteis de milho, entre outros pratos diferentes. Alem disso a festa conta com os alimentos que não são feitos com milho, mas também está em todas as festas juninas como bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, arroz doce, cocada, broa de fubá, batata doce, paçoca, doce de abóbora, pé – de- moleque, vinho quente, quentão, entre outro 
fontes:http://guiadicas.net/maquiagem-para-festa-junina/ 
ALUNA:CAROLINA MARIA MARCONDES DE SOUZA

03 de junho de 2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

daças folcloricas brasileiras

Introdução 
As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Principais danças folclóricas do Brasil

Samba de Roda

Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.

Maracatu

O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).

Frevo

Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

Baião

Ritmo musical, com dança, típico da região nordeste do Brasil. Os instrumentos usados nas músicas de baião são: triângulo, viola, acordeom e flauta doce. A dança ocorre em pares (homem e mulher) com movimentos parecidos com o do forró (dança com corpos colados). O grande representante do baião foi Luiz Gonzaga.

Catira

Também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. Os instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos.

Quadrilha

É uma dança típica da época de festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha) vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai,Cai balão. 
fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dancas_folcloricas.htm
postado  por   josefa  maria 3  de junho  2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Histórias de Josefa



Postado por: Josefa
Anápolis: 20/05/2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Histórias de Maria Inês


 Postado por: Maria Inês
Anápolis: 20/05/2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Histórias de Vanderlina

Postado por: Vanderlina
Anápolis 20/05/2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

TEMAS PARA MEDITAÇÃO


Postado por Lycia
Anápolis 20/05/2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ressuscita-me Aline Barros


                          Postado por: Marília (Profª. Formadora NTE-Anápolis)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nos Braços do Pai Padre Robson de Oliveira


Nos braços do Pai
Eu vou me entregar
Nos braços do Pai
Eu vou descançar
Nos braços do Pai
Sigo meu caminho
Sem pedras nem espinhos
Pois seguro estou
Nos braços do Pai
Passos que me guiam por onde eu for
Fonte inesgotável de luz e amor
E assim que sigo na fé minha missão
Nos braços do Pai e no seu coração
Assim eu sou feliz, vivo a cantar
O bem, a paz e o amor à nação levar
Quem crê move montanhas
Quem crê o Pai abençoa


postado por::terezinha da paz almeida 29/05/2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Aleluia - Aline Barros

Composição : Kleber Lucas, Val Martins e Aline Barros

"...Aleluia! A salvação e a glória e a honra e o poder pertencem ao nosso Deus." (Ap.19:1)
É o meu prazer estar em Tua presença
Eu vou me deleitar meu coração te adora
Eu quero te encontrar oh meu Senhor
Erguer a minha voz, eu vou cantando
Aleluia, aleluia, aleluia...
Eu vou dançar pra Deus, somente para Deus
Vou levantar as mãos e declarar vitória
Pois o Senhor me deu autoridade
De entrar no santuário dando glória e aleluia
Aleluia, aleluia, aleluia..
O poder, o louvor, a glória e honra ao nome do Senhor
Que sofreu que morreu nossa vergonha
Mas ele ressuscitou, aleluia.

Postado Por :  Maria  Ines e Francisca da Silva Cirqueira    29  / 4 / 11

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Jesus Cristo Roberto Carlos

Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Olho na terra e vejo
Uma multidão
Que vai caminhando
Olho no céu e vejo
Uma nuvem branca
Que vai passando...
Como essa nuvem branca
Essa gente não
Sabe aonde vai
Quem poderá dizer
O caminho certo
É você meu Pai...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Toda essa multidão
Tem no peito amor
E procura a paz
E apesar de tudo
A esperança não se desfaz...
Olhando a flor que nasce
No chão daquele que tem amor
Olho no céu e sinto
Crescer a fé no meu Salvador...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Em cada esquina vejo
O olhar perdido de um irmão
Em busca do mesmo bem
Nessa direção caminhando vem...
É meu desejo ver
Aumentando sempre
Essa procissão
Para que todos cantem
Na mesma voz essa oração...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui... (repete inúmeras vezes)

Postado por: Vanderlina;
29/04/2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Jesus Cristo Roberto Carlos

Composição : Roberto Carlos/Erasmo Carlos

Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Olho na terra e vejo
Uma multidão
Que vai caminhando
Olho no céu e vejo
Uma nuvem branca
Que vai passando...
Como essa nuvem branca
Essa gente não
Sabe aonde vai
Quem poderá dizer
O caminho certo
É você meu Pai...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Toda essa multidão
Tem no peito amor
E procura a paz
E apesar de tudo
A esperança não se desfaz...
Olhando a flor que nasce
No chão daquele que tem amor
Olho no céu e sinto
Crescer a fé no meu Salvador...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Em cada esquina vejo
O olhar perdido de um irmão
Em busca do mesmo bem
Nessa direção caminhando vem...
É meu desejo ver
Aumentando sempre
Essa procissão
Para que todos cantem
Na mesma voz essa oração...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui... (repete inúmeras vezes)


Postado por Geralda de Castro
Anapolis,29 de abril de 2011




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Baile da saudade Francisco Petrônio

Composição : Francisco Petronio
Ai que saudade tenho dos bailes de outrora,
Das valsas bem rodadas de branca e de aurora,
Das rondas e serestas nas noites de lua,
Dos jovens namorados aos pares na rua.
Já não se dançam mais estas valsas tão lindas,
A falta que nos faz, que lembranças infindas,
Evocação divina da lira sonora,
O baile da saudade dançamos agora.
Que saudade da retreta,
Espartilho, bengala, e palheta
De bondinho, de cem réis,
Das varandas e dos coronéis,
La, la, la, lara, lara,
Laiá la,
La, la, la,
Lara laraiá laiá la la.
postado  por  geni  pereira  29/04/2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Jesus Cristo Roberto Carlos

Composição : Roberto Carlos/Erasmo Carlos
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Olho na terra e vejo
Uma multidão
Que vai caminhando
Olho no céu e vejo
Uma nuvem branca
Que vai passando...
Como essa nuvem branca
Essa gente não
Sabe aonde vai
Quem poderá dizer
O caminho certo
É você meu Pai...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Toda essa multidão
Tem no peito amor
E procura a paz
E apesar de tudo
A esperança não se desfaz...
Olhando a flor que nasce
No chão daquele que tem amor
Olho no céu e sinto
Crescer a fé no meu Salvador...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Em cada esquina vejo
O olhar perdido de um irmão
Em busca do mesmo bem
Nessa direção caminhando vem...
É meu desejo ver
Aumentando sempre
Essa procissão
Para que todos cantem
Na mesma voz essa oração...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui...
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui
Jesus Cristo! Jesus Cristo!
Jesus Cristo eu estou aqui... (repete inúmeras vezes)



Postado por Iusda
Anápolis,29 de Abril de 2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Saudade Brejeira Zezé Di Camargo e Luciano

Composição : José Eduardo Morais / Nasr Chaul
 
Que saudade do meu alazão
Do berrante imitando o trovão
Da boiada debaixo do sol
Nos caminhos gerais do sertão
Das estrelas a noite de luar
Capelobo na mata azul
Do arroz, com pequi do ingá
Dos amigos de fé da minha terra
Minha terra de Ribeirão das caldas
De olho d´gua magia e procissão
De congadas do meu chapeu de palha
Desse amor natural do coração
Quando mãe traz noticias de lá
A vontade é voltar pra ficar
Me abençoa o céu de acauã
De ripina e pinhé num pé de serra
Minha serra de ouro e dor dourada
Quanta tristeza nas tardes do sertão
Que a noite transforma em serenata
Cantoria que afasta solidão
O meu peito goiano é assim
De saudade brejeira sem fim
Quando gosta, ele diz "que trem bão!"
Quando canta a viola é paixão

Postado por Lycia :Anápolis 29 de Abril de 2011.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Benefícios da musicoterapia na terceira idade

"A música é capaz de ativar no cérebro os mesmos centros de recompensa que uma comida saborosa, droga ou sexo e reduz as concentrações dos hormônios do estresse" 

A musicoterapia é uma especialização científica que se ocupa do trabalho clínico e do estudo dos elementos do som e da música para fins educacionais e terapêuticos. A musicoterapia auxilia a abrir canais de comunicação para produzir efeitos terápicos com estímulos sonoros com o objetivo de treinar e recuperar o paciente. 
Mas a musicoterapia não se utiliza somente de música no processo de aplicação terapêutica, utiliza também o som num aspecto mais amplo em relação à sua concepção e movimento. Podem-se obter respostas motoras, sensitivas, orgânicas de comunicação através da música, da voz, do canto, de sons de instrumentos, dos gestos e dos sons do próprio corpo.

A musicoterapia na terceira idade se apresenta como uma terapia autoexpressiva de grande atuação em diferentes contextos e diversas enfermidades, tanto no aspecto preventivo social, como na reabilitação. A música atua como intermediadora na relação terapeuta-cliente, visando à melhoria da qualidade de vida, estimulando as ações físicas, sensório/perceptivas, psicológicas e sociais do indivíduo.

Tendo o corpo como primeiro instrumento musical. A utilização da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) pelo musicoterapeuta em um processo estruturado, ajuda promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização (física, emocional, mental, social e cognitiva) do índivíduo. Isso ajuda a desenvolver potenciais e/ou recuperar funções do indivíduo de forma que a pessoa possa alcançar melhor integração intra e interpessoal, bem-estar e melhor qualidade de vida.


As investigações sobre os efeitos biológicos do som e da música no ser humano mostram que:

a) Conforme o ritmo, aumenta ou diminui a energia muscular;

b) Acelera a respiração ou altera sua regularidade;

c) Produz efeito marcado, porém variável na pulsação, na pressão sanguínea;

d) Diminui o impacto dos estímulos sensoriais de diferentes modos;

e) Reduz ou retarda a fadiga;

f) Aumenta a atividade voluntária (atividades que temos controle: psicomotoras);

g) Provoca mudanças nos traçados elétricos do organismo;

h) Provoca mudanças no metabolismo e na biossíntese de vários processos enzimáticos.


Música interfere no comportamento humano e nas emoções

A música seja ela de qual gênero for, é uma inseparável companheira dos sentimentos, e sendo a emoção uma das características mais marcantes da pessoa, sempre onde existir pessoas, haverá lugar para a música.

Outros estudos mostram que a música exerce grande influência sobre o comportamento e as emoções e têm grande influência em regiões do cérebro importantes para as emoções.


Com relação aos estudos sobre os efeitos da música nas emoções e no comportamento ela é utilizada para:


- melhorar o humor, o sono, a motivação, a autoconfiança;


- diminuir a ansiedade;


- combate a tensão e a fadiga e eliminar o estresse.


Isso porque a música é capaz de ativar no cérebro os mesmos centros de recompensa que uma comida saborosa, droga ou sexo e reduz as concentrações dos hormônios do estresse.


É importante lembrar que os estímulos musicais interferem de forma única em cada ser humano, embora a música seja uma linguagem universal. 
 
por Elisandra Vilella G. Sé
Disponível em: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/musicoterapia_na_terceira_idade.htm

A Musicoterapia tem como função principal, no tratamento com a terceira idade, restabelecer a auto-estima do idoso frente às suas potencialidades, ao meio que o cerca e a que pertence. Ao restituir esta capacidade de crença em si mesmo, de sua potência como sujeito, o idoso restabelece o crédito diante do social, alterando para melhor o conceito que a sociedade tem dele e ele de si mesmo.
(Cerqueira de Souza, 2006).
Fonte: http://musicoterapia-saopaulo.blogspot.com/2008/08/musicoterapia-na-terceira-idade.html

Postado por: Marília (Profª. Formadora NTE-Anápolis)



 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A Terceira Idade - Leci Brandão

http://www.kboing.com.br/leci-brandao/1-48645/ 
 
A terceira idade, é a felicidade
A terceira idade, é a voz da verdade (bis)

Não faz só tricôt e bolinho
vai a praia e tome um chopinho
também gosta de ouvir um chorinho
e um pagode legal

Faz um grupo e sai por aí
o negócio é se divertir
o amor é pra si dividir
alegria geral

A terceira idade, é a felicidade
A terceira idade, é a voz da verdade (bis)

Está sempre na academia
faz coisa que eu não fazia
no entanto não perde a mania
de me aconselhar

faz doce de côco e pudim
ensina tudinho pra mim
faz tudo tim tim por tim tim
ela é de arrasar

A terceira idade, é a felicidade

A terceira idade, é a voz da verdade (bis)
 
Não faz só tricôt e bolinho
vai a praia e tome um chopinho
também gosta de ouvir um chorinho
e um pagode legal

Faz um grupo e sai por aí

o negócio é se divertir
o amor é pra si dividir
alegria geral

A terceira idade, é a felicidade

A terceira idade, é a voz da verdade (bis)

Postado por: Marília (Profª. Formadora NTE-Anápolis)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Como é Grande o Meu Amor Por Você - Roberto Carlos

Composição : Roberto Carlos
Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você
E não há nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você
Nem mesmo o céu nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor
Nem mais bonito
Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você
Nunca se esqueça, nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você [2x]
Mas como é grande o meu amor por você
Postado por: Luíza, Marilene e Marília

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Anjo - Roupa Nova

Se você vê estrelas demais
Lembre que um sonho não volta atrás
Chega perto e diz: "Anjo!"
Se você sente o corpo colar
Solte o seu medo bem devagar
Chega perto e diz: "Anjo!"
Bem mais perto diz: "Anjo!"
Se uma coisa louca sai do seu olhar
Fique em silêncio, deixe o amor entrar
Prá que tanta pressa de chegar?
Se eu sei o jeito e o lugar
Se eu sei o jeito e o lugar
Se você vê estrelas demais
Lembre que o sonho não volta atrás
Chega perto e diz: "Anjo!"
Se você sente o corpo colar
Solte o seu medo bem devagar
Chega perto e diz: "Anjo!"
Bem mais perto e diz: "Anjo!"
Se uma coisa louca sai do seu olhar
Fique em silêncio, deixe o amor entrar
Prá que tanta pressa de chegar?
Se eu sei o jeito e o lugar
Se eu sei o jeito e o lugar
Oh! Oh! Oh! Yeah!
Anjo! Anjo! Anjo!
Oh! Oh! Anjo!!!!

Postado por Luíza e Marília (Professoras Formadoras NTE-Anápolis)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Deus Cuida de Mim - Kleber Lucas

Eu preciso aprender um pouco aqui
Eu preciso aprender um pouco ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque ele é quem cuida de mim
Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque ele é quem cuida de mim
Deus cuida de mim.
Deus cuida de mim na sombra das suas asas,
Deus cuida de mim, eu amo a sua casa,
E não ando sozinho não estou sozinho,
Pois sei: Deus cuida de mim.
Deus cuida de mim na sombra das suas asas,
Deus cuida de mim, eu amo a sua casa,
E não ando sozinho não estou sozinho,
Pois sei: Deus cuida de mim.
Se na vida não tem direção É preciso tomar decisão
Eu sei que existe alguém que me ama
Ele quer me dar a mão.
Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque ele é quem cuida de mim
Deus cuida de mim.
Fonte: http://letras.terra.com.br/kleber-lucas/46850/
Postado por: Marilene e Marília (profª. Formadoras _ NTE-Anápolis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alimentação Saudável

Para se manter saudável nesta fase da vida é fundamental que faça uma alimentação completa, equilibrada e variada, com todos os grupos da roda dos alimentos, ingerindo as doses diárias recomendadas de cada um dos nutrientes.

Grande parte dos seniores tem dificuldades de mastigação e de digestão, por isso, é essencial que faça refeições saudáveis e saborosas, fáceis de mastigar, engolir e digerir, para que se sinta bem diariamente.

Como as necessidades calóricas diminuem com a idade, a sua alimentação deve incluir alimentos de pouco volume e calorias concentradas, que sejam ricos em proteínas, vitaminas e minerais.

Lembre-se que, durante o processo de envelhecimento, é importante que mantenha um peso estável e saudável, para que não haja um aumento excessivo da gordura corporal e todos os problemas de saúde que lhe estão associados ou, pelo contrário, carência de determinados nutrientes vitais, que o podem deixar mal nutrido.

Para além de todas as mudanças acima referidas, os seniores sofrem uma diminuição de algumas capacidades sensoriais. A capacidade das pupilas gustativas tende a diminuir com a idade, o que o pode levar a preferir comidas muito doces, ingerindo uma quantidade excessiva de açúcar, ou muito salgadas, o que pode contribuir para a hipertensão. O seu olfacto e visão também tendem a diminuir, podendo levá-lo a preferir comidas com odores fortes ou até a perder o apetite.

Tenha em atenção estas alterações que vão ocorrendo no seu corpo com o avançar da idade e procure sempre fazer uma alimentação saborosa, mas ao mesmo tempo saudável. O seu paladar agradece e o seu corpo também.
http://www.vivabem.pt/nm_quemsomos.php?id=135

Postado por:Francisca da silva cirqueira 



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Uma alimentação adequada e variada

Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam associadamente, e se dividem em:
Macronutrientes:  carboidratos, proteínas e lipídeos;
Micronutrientes:  vitaminas e sais minerais.


Encontrado  em:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?650

Cursista   Maria  Ines  de  Carvalho  Coelho







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alimentação da terceira idade

alimentação correta é um dos fatores que tem maior influencia na saúde e no bem estar. Múltiplos fatores contribuem para a má nutrição dos idosos: dificuldade para engolir alimentos sólidos, devidos doenças da garganta e do esôfago; perda ou diminuição da visão, do paladar e do olfato; problemas odontológicos como falta de dentes, próteses velhas e mal ajustadas, doenças da cavidade oral e das gengivas; problemas psico-geriátricos principalmente a depressão, a tristeza, o desânimo, a apatia e a solidão; o uso de muitas medicações ocasionando como efeito colateral a perda de apetite; anemia (deficiência de ferro e vitamina A); a falta de vontade de cozinhar, e condições econômicas reduzidas. Além disso, muitos idosos são obesos, porque a atividade física é reduzida, quando a necessidade energética (em calorias) do organismo cai e o corpo ganha mais gordura ao envelhecer.

Encontrado em http://www.saudevidaonline.com.br/alimentacao_terceira_idade.htm

Elza sergina dos Santos Coelho

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alimentação na Terceira Idade

Segundo o Ministério da Saúde devem-se seguir os 10 passos para uma alimentação saudável para idosos:
1º passo: Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os 5 vezes por dia.
2º passo: Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
3º passo: Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.
4º passo: Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.
5º passo: Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.
6º passo: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.
7º passo: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.
8º passo: Aprecie a sua refeição. Coma devagar.
9º passo: Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis.
10º passo: Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe no seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV. 

Encontrado em:
http://www.saudevidaonline.com.br/alimentacao_terceira_idade.htm

Cursista: Vanderlina

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alimentação na Terceira Idade

A alimentação correta é um dos fatores que tem maior influencia na saúde e no bem estar. Múltiplos fatores contribuem para a má nutrição dos idosos: dificuldade para engolir alimentos sólidos, devidos doenças da garganta e do esôfago; perda ou diminuição da visão, do paladar e do olfato; problemas odontológicos como falta de dentes, próteses velhas e mal ajustadas, doenças da cavidade oral e das gengivas; problemas psico-geriátricos principalmente a depressão, a tristeza, o desânimo, a apatia e a solidão; o uso de muitas medicações ocasionando como efeito colateral a perda de apetite; anemia (deficiência de ferro e vitamina A); a falta de vontade de cozinhar, e condições econômicas reduzidas. Além disso, muitos idosos são obesos, porque a atividade física é reduzida, quando a necessidade energética (em calorias) do organismo cai e o corpo ganha mais gordura ao envelhecer. 

http://www.saudevidaonline.com.br/alimentacao_terceira_idade.htm

Postado: por: terezinha

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A Importância da Nutrição na Terceira Idade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o idoso como “uma pessoa com 65 anos ou mais nos países desenvolvidos, e 60 anos nos países em desenvolvimento”. O aumento dessa população vem sendo observado no mundo inteiro, o que ocorre em função da melhoria na qualidade de vida, somado ao avanço da ciência e tecnologia aplicados na área da saúde. Segundo o IBGE, estima-se que no Brasil, entre 1950 e 2025, a quantidade de idosos aumentará 16 vezes contra cinco vezes da população total.
Atualmente, sabe-se que as principais causas de morte entre idosos são previsíveis e passíveis de prevenção, através de ações relativamente baratas. Estudos mostram que derrames cerebrais e os infartos são as enfermidades que mais matam idosos no país, e considera-se que é possível reduzir as ocorrências através de um programa efetivo de controle da pressão arterial ou ainda pela introdução de hábitos saudáveis. Os programas de controle para idosos podem não apenas evitar as mortes precoces, mas também reduzir o sofrimento com as seqüelas de algumas doenças.
A nutrição e a alimentação na terceira idade ainda são áreas pobres em investigação, sendo pouco exploradas e não tendo recebido a atenção que lhes é devida. Em alguns países desenvolvidos, muitas pesquisas têm sido feitas, visando a identificar o consumo alimentar de idosos, porém na América Latina, particularmente no Brasil, essas investigações praticamente inexistem.

 fonte: http://vidasaudavel.powerminas.com/a-importancia-da-nutricao-na-terceira-idade/


curcista: Valdericie Riul Bardella

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alimentação na Terceira Idade

Algumas recomendações simples, que podem ser postas em prática na sua próxima refeição devem ser abordadas. Faça delas motivo de mudança em seus hábitos alimentares.
Procure ingerir de seis a oito copos de água por dia, mesmo que, habitualmente, você esteja acostumado a consumir chás e sucos. Lembre-se de que a partir dos 60 anos aumenta a propensão da pessoa ficar desidratada. Beba muitos líquidos especialmente quando o tempo estiver quente. Esta regra é muito importante. A sede não é  um sinal que traduza as necessidades orgânicas e, por isso, é importante beber mesmo quando não se tem sede. Beba água ou bebidas não açucaradas, como sucos ou chá.
Alimente-se a cada três horas, alternando, entre uma refeição e outra frutas e chás. Realize, por dia, 3 a 5 refeições em horas certas; isto o ajudará a lembrar-se mais facilmente do que comeu e em que quantidade. Não coma demasiado, nem coma coisas que não são necessárias.  Não tente fazer as dietas da moda. Elas não se ajustam às necessidades do idoso.
Verifique quais são os remédios que causam náuseas e azia, e peça para o seu médico programá-los para horários distantes das refeições. Use ervas, alecrim, salsinha, coentro, orégano e gengibre, entre outras, para acentuar o sabor dos alimentos, sem abusar do sal, mesmo que você não sofra de hipertensão. Não coma açúcar em excesso. Reduza as gorduras e os alimentos gordos. Não beba mais do que um copo de vinho ou de cerveja por dia, de preferência ao almoço.
A grande maioria de nossos idosos não tem dentes, e apenas 75% destes utiliza prótese dentária satisfatória o que geralmente dificulta a mastigação. Nesse caso os alimentos devem ser na sua maioria cozidos ou preparados de modo que a mastigação seja facilitada. Mas não esqueça de variar, pois estes tipos de alimentos contêm menos vitaminas, sais minerais e fibras. P asse a comer produtos mais macios, como ovos, lacticínios ou papas (feitas de arroz, massas, cereais). Coma alimentos que não seja necessário mastigar, como, por exemplo, sucos de fruta e de vegetais, ou coza o peixe, a carne e os vegetais até ficarem bem tenros e depois, se achar necessário, esmague-os ou pique-os. Privilegie pratos cremosos, como sopas e purês, além de carne moída, frango desfiado e peixes, panquecas, macarrão a bolonhesa, rocambole de carne moída e bolo com frutas.
A visão geralmente debilitada dificulta a escolha dos alimentos, no caso de se fazer as suas próprias compras, então sempre que possível vá as compras acompanhado. Na escolha do cardápio opte por preparações mais coloridas que possibilitem um melhor estímulo visual, que sabemos é muito importante.
Segundo o Ministério da Saúde devem-se seguir os 10 passos para uma alimentação saudável para idosos:
1º passo: Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os 5 vezes por dia.
2º passo: Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
3º passo: Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana.
4º passo: Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.
5º passo: Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.
6º passo: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.
7º passo: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.
8º passo: Aprecie a sua refeição. Coma devagar.
9º passo: Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis.
10º passo: Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe no seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.
Lembre-se de que não existe o mito em que o idoso “come menos” ou “não tem apetite”. Uma alimentação saudável depende de quão prazerosa se torna esta atividade. Independente de patologias que necessitam de dietas, como hipertensão arterial, diabetes ou colesterol alto, ou dificuldades impostas pela sua idade, procure um profissional de saúde que estará apto a reconhecer tais obstáculos e ajudá-lo a manter a melhor qualidade de vida possível e merecida por você.
Dra. Roberta da Silva
CRMRS 27659
Médica em especialização em Geriatria
Email: robertageriatria@yaho

http://www.saudevidaonline.com.br/alimentacao_terceira_idade.htm

                               Postado  por Ivone Carneiro Ferreira

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alimentação na Terceira Idade deve se adequar as condições orgânicas ou funcionais

A princípio a alimentação na 3a. idade deve se adequar as condições orgânicas ou funcionais de cada indivíduo.

Na verdade, ela precisa ser muito rica em elementos vitais (vitaminas, minerais, enzimas, fibras) e muito pobre em produtos refinados !!

Mais do que isso - o idoso já tem afinidade suficiente com o seu organismo para perceber sua necessidade individual. É comum, por ex., a pessoa aos 50 anos perder a vontade de comer carne vermelha, ovos, leite e feijões - alimentos de difícil e demorada digestão.

No consultório, o paciente idoso reclama de gases e má digestão - conseqüência de alimentos pouco ou mal digeridos. Isso se deve normalmente à diminuição da produção de enzimas digestivas e a grandes misturas alimentares feitas numa única refeição !

http://www.nutriweb.org.br/n0204/idoso.htm

Postado por maria velany dos santos valcan

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alimentação Saudavel na terceira Idade.

•Alimentação Saudável – É uma alimentação completa, equilibrada e variada.
•A roda dos alimentos transmite importantes indicações para adopção de uma alimentação saudável:
• Completa – Ingerir alimentos dos diferentes grupos e beber água diariamente;
•Equilibrada – Ingerir alimentos de cada grupo de acordo com as proporções recomendadas;
• Variada – Ingerir alimentos diferentes dentro de cada grupo, privilegiando alimentos frescos.
Fonte://alimentacaosofia.blogspot.com/2010/06/uma-alimentacao-saudavel-e-variada.html

Postado por: Lycia.     01/04/2011

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O IDOSO TEM DIREITO AO ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES B ÁSICAS




· A aposentadoria após completar o tempo de serviço de 35 anos para os homens e 30 anos para a mulher;
· A aposentadoria proporcional por idade 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres;

· Ao benefício de prestação continuada, se tiver idade superior a 67 anos e não possuir outras rendas e sua família não dispuser de meios para assisti-lo;
· receber apoio jurídico do Estado, se não tiver meios de provê-los;

· Acolhimento provisório através de Centros-Dia, e /ou Casas-Lares;

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm
Postado por: Francisca da silva Cirqeira

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O IDOSO TEM DIREITO À JUSTIÇA

Todo cidadão tem o dever de denunciar à autoridade competente qualquer forma de negligência ou desrespeito ao idoso;
· Ao Ministério da Justiça (nos âmbitos estadual e municipal) compete zelar pela aplicação das normas sobre o idoso, determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos, assim como acolher as denúncias para defender os direitos da pessoa idosa junto ao Poder Judiciário. 

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm

postado por::  Josefa  Maria  Marcondes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O IDOSO TEM DIREITO À MORADIA

Aos órgãos públicos, no âmbito estadual e municipal, cabe:
· Destinar, nos programas habitacionais, unidades em regime de comodato ao idoso, na modalidade de casas-lares;
· Incluir nos programas de assistência ao idoso formas de melhoria de condições de habitabilidade e adaptação de moradia, considerando o seu estado físico e sua independência de locomoção;
· Elaborar critérios que garantam o acesso da pessoa idosa à habitação popular;
· Diminuir barreiras arquitetônicas e urbanas. 

Encontrado em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm

Postado por: Luiza e Marilia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O IDOSO TEM DIREITO À VIDA

A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm

Postado  por;  Maria  Ines

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O IDOSO TEM DIREITO AO TRANSPORTE

O idoso, homem com 65 anos e mulher com 60 anos, está isento do pagamento de tarifa em todas as linhas urbanas de ônibus e trolebus operados pela SP Transporte e empresas particulares permissionárias de serviço de transporte coletivo;
· Todos os veículos empregados nas linhas de transporte coletivo de passageiros, no município de São Paulo, deverão ter os quatro primeiros lugares sentados, da sua parte dianteira, reservado para uso por gestantes, mulheres portando bebês ou crianças de colo, idosos e deficientes

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm

Postado por: Terezinha da Paz Almeida

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O IDOSO TEM DIREITO À VIDA

 



· A família, a sociedade e o Estado, tem o dever de amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida;
· Os filhos maiores tem o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade;
· Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada;
· A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade;
·Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família;
· Idoso deve ter liberdade e autonomia.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm

Postado por: Elza Sergina dos Santos Coelho.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O IDOSO TEM DIREITO AO RESPEITO




· Idoso não pode sofrer discriminação de qualquer natureza;

· A família, a sociedade e o Estado tem o dever de:
assegurar ao idoso os direitos de cidadania;

· Assegurar sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar;
· Os idosos devem ser respeitados pelos motoristas de ônibus, que devem atender suas solicitações de embarque e desembarque, aguardando sua entrada e saída com o ônibus parado;
· Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço deverão dar preferência ao atendimento ao idoso, devendo ter placas afixadas em local visível com os seguintes dizeres: "Mulheres gestantes, mães com criança de colo, idosos, e pessoas portadoras de deficiência têm atendimento preferencial";








O IDOSO TEM DIREITO AO ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES BÁSICAS


Postado por: Valdericie Riul Bardella

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Transportes Coletivos

Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido.
Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.
Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda
Phttp://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/20.htm


Postado por: Ivone Carneiro Ferreira

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O IDOSO TEM DIREITO AO LAZER


· Os aposentados e idosos têm direito a meia-entrada para ingresso nos cinemas, teatros, espetáculos e eventos esportivos realizados no âmbito do município de São Paulo;

· Foi instituído, no âmbito do município de São Paulo, o passeio turístico gratuito para as pessoas com mais de 65 anos de idade.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm
Postado: por Lycia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CARTA DOS DIREITOS DOS IDOSOS

Foto dos participantes do Projeto "Novos Saberes - Feliz Idade" - NTE -Anápolis-Goiás

DIREITO À VIDA – a pessoa idosa tem o direito a viver com dignidade humana, a ser respeitada, a viver em equilíbrio com a natureza e ter um estatuto social especial de protecção.

DIREITO A DIREITOS –a pessoa idosa tem direitos sociais, políticos, culturais e económicos.

DIREITO A HABITAÇÃO – a pessoa idosa tem o direito a escolher o local de residência, que deve possuir condições de higiene e habitabilidade adaptados à sua condição física e mental; quando as condições de vida e saúde não permitam, deve ser assegurado pela Segurança Social o acesso a um lar residencial.

Pesquisado em: http://reformadostortosendo.blogspot.com/2009/06/direitos-e-deveres.html


Postado por: TAKAKO   TAKAHASHI

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Aula Inaugural


“O sonho pelo qual brigo exige que eu invente em mim
 a coragem de lutar ao lado da coragem de amar”.
Paulo Freire


Núcleo de Tecnologia Educacional de Anápolis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS